Edição Especial - Neoliberalismo, desenvolvimento e desigualdades regionais: desafios, resistência e formas de enfrentamento
A crise estrutural do capital, agravada pelas crises ambiental, energética e sanitária — esta última que nos tem afetado desde 2019 com a pandemia da covid-19 —, nos leva a questionar o próprio futuro da humanidade. Estamos imersos em acentuadas desigualdades, do retorno da fome ao aumento da violência que atinge as populações do campo e da cidade, resultado do acirramento da relação entre capital e trabalho no contexto das políticas neoliberais.
Do ponto de vista regional, o objetivo desta edição especial é identificar as dinâmicas e os processos envolvidos nos distintos cenários e conjunturas nas quais atuam os agentes do capital na Região Norte Fluminense e demais regiões, assim como os movimentos de resistência e as formas de enfrentamento das crises em voga.
Convidamos os pesquisadores/professores e estudantes com pesquisas concluídas para submeter artigos na área do planejamento urbano e regional/demografia que dialoguem com esta temática.
Saiba mais sobre Edição Especial - Neoliberalismo, desenvolvimento e desigualdades regionais: desafios, resistência e formas de enfrentamento