DISCURSO NEOLIBERAL E A EDUCAÇÃO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES:
UMA ANÁLISE DAS LEIS, DECRETOS E DECLARAÇÕES QUE ORIENTAM A GESTÃO ESCOLAR RUMO AO IDEB.
DOI:
https://doi.org/10.36398/bprr.v23i2.178Palavras-chave:
Discurso Neoliberal., Índice de Desenvolvimento da Educação Básica., Campos dos Goytacazes., Plano de Aprendizagem EficienteResumo
O artigo analisa como o discurso neoliberal influencia a organização do sistema municipal de educação de Campos dos Goytacazes - RJ, com foco nas leis, decretos e declarações públicas dos gestores locais desde 2021, voltadas ao aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O estudo está ancorado na teoria crítica do neoliberalismo, conforme discutido por Harvey (2005) e Saviani (2019), entre outros autores. A abordagem metodológica orienta-se pelos trabalhos de Eni Orlandi (2005; 2020) e seu conceito de formação discursiva. Os principais resultados apontam a influência de interesses empresariais na formulação de políticas educacionais nas escolas municipais campistas e a ênfase na tecnologização das escolas e o silenciamento a respeito da defasagem no aprendizado dos alunos.
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